Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Relatório Crítico de aula -Ensino Fundamental

Relatório Crítico das aulas observadas no Ensino Médio.






Observação da turma do 2º A do Ensino Médio que tem 50 alunos, e uma professora regente do Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici; Turno matutino;

Durante o período de observação notamos que a professora não costuma ministrar as aulas baseadas em plano de aula, e sim segue um roteiro elaborado por ela. Demonstra domínio em relação aos conteúdos dados, porém as aulas seguem o mesmo padrão do ensino tradicional, pois numa aula o livro é utilizado para expor o conteúdo, noutra aula os alunos copiam da lousa o assunto e logo em seguida é dado um questionário a ser respondido na sala, este último também copiado da lousa. Esse procedimento acontece tanto nas aulas de literatura quanto na de gramática.

Observando a metodologia utilizada pela professora, os objetivos propostos, os recursos didáticos utilizados, os problemas surgidos por aula e o aprendizado dos alunos, fizemos uma reflexão e concluímos que as aulas poderiam ter melhor resultado se o conteúdo fosse exposto de outra forma, porque a escola possui recursos matérias que ficam a disposição dos professores como: televisão; data show, computadores e etc.. O acesso a estes recursos é permitido, porém, a secretaria da escola deve ser avisada com antecedência, bem como as cópias xerografadas que para ser adquiridos, o pedido deve ser feito uma semana antes da aula na qual eles vão ser utilizados.

Com relação aos alunos notamos que existe uma carência muito grande de aprendizado. Eles necessitam de mudança na forma como as aulas são ministradas bem como o conteúdo aplicado. Esse assunto foi levantado pelos próprios estudantes que se queixaram das aulas repetitivas para justificar a falta de interesse dos mesmos em permanecer no ambiente até o final das atividades. É claro que não deixamos de detectar a problemática da indisciplina, porém os alunos que apresentam este tipo de problema são uma minoria que poderia ser administrada pelos professores em sala de aula se houvesse outro tipo de metodologia aplicada, com dinâmicas que facilitassem a prática de ensino em sala de aula e motivassem os alunos na apropriação do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui as suas considerações.