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domingo, 11 de abril de 2010

Formalismo Russo

O século vinte foi à época na qual a crítica literária rompeu com as formas convencionais de expressão da obra literária e poética, sendo desenvolvido novos métodos e novas avaliações para servir de analise aos estudos nessa área.Possuindo raízes com princípios na teoria de Aristóteles foi que no inicio do século nasceu um movimento que promoveu uma nova forma de promover os estudos literários “o Formalismo Russo”.

Esse movimento tornou-se público, expandindo-se em vários paises do mundo como: Itália, Espanha e Estados Unidos que nos anos XX liderou um movimento com princípios formalistas que teve grande repercussão no Brasil dando inicio a uma nova história na literatura brasileira que busca o desenvolvimento crítico, rompendo com a tradição, impostas pelos modelos sociológico positivista.

Nos seus estudos os formalistas procura investigar uma obra literária a partir dela mesma não buscando recursos em outras áreas do conhecimento sendo criada uma nova forma de interpretação da arte , sendo priorizado a criação durante a investigação da obra utilizando princípios como :

- Laterariedade que é entendido como a qualidade de fazer o literário pelo literário através de uma investigação da obra havendo um estudo minucioso da mesma buscando uma distinção da linguagem poética; da linguagem artística e da linguagem informativa.

- Estranhamento nesse momento a obra poética é escrita de forma não convencional, havendo diferenças na arrumação das palavras, na fonética e léxica, ficando difícil uma compreensão imediata do sentido, provocando o leitor a ter um empenho mental para compreensão da linguagem obscura proporcionando a percepção de um mundo novo através do seu empenho mental para compreensão da linguagem contida na obra literária.

Sobre a influencia dos princípios formalista é que no Brasil de 1950 e 1960 houve mudança no pensamento critico nacional que rompeu com a tradição, imposta pelos modelos sociológicos positivistas, nascendo assim uma nova crítica literária que contestava a ordem existente tendo como principal representante Afrânio Coutinho e seguidores como Tristão de Ataíde e Eugenio Gomes.

Portanto os princípios do Formalismo Russo contribuíram para que através do método estético-literário nascesse uma nova crítica literária no mundo, tendo como foco principal os problemas básicos desse estudo, modificando a concepção de trabalhos literários; buscando a distinção entre o que é arte e não arte; abrindo novas áreas para uma investigação cientifica das obras literárias que se tornou independente do autor e do leitor. O movimento russo permanece influenciando a critica literária no Brasil e no mundo até os nossos dias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Disponível em: http//.Www.Pt.wikipedia.org/wiki/Escolas_de_Teoria_Literária - 17k.março. 2009

Disponível em: http//.Www.pt.wikipedia.org/wiki/Formalismo_russo - 46k.março. 2009

revistazunai.com/ensaios/alessandra_squina_arnaldo_antunes.htm - 81k -

Disponível em: http//cesargusti_ddfnet.com.br/UFPE/crt2/text/wellekpdfmarço. 2009

Disponível em:

http: /www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/F/formalismo_russo.htm.março.2009

Módulo UNIFACS/ EAD-Licenciatura em Letras-Crítica Literária