Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Características de personagens de Machado de Assis e do autor naturalista – Aluísio de Azevedo

 No século XIX, sobre influencia do cientificismo e positivismo houve grandes transformações no campo da Ciência e da literatura no mundo. No Brasil assinalam-se fatos importantes nesse período: a abolição da escravatura faz com que a mão-de-obra escrava seja substituituida pela mão-de-obra assalariada, então representada pelas levas de imigrantes europeus que vinham trabalhar na lavoura cafeeira, originando uma nova economia voltada para o mercado externo, mas agora sem a estrutura colonialista.
Esse acontecimento dar início a expansão de novas áreas de povoamento dando início ao aquecimento das atividades produtora e consumidora; surge o telégrafo; inaugura-se, em 1874, o cabo telegráfico submarino entre o Brasil e Europa; aparecem os primeiros jornais publicados regularmente. A burguesia volta-se para a ciência, enxergando nela respostas e soluções para os problemas do momento histórico que o país vivia. O pensamento europeu, principalmente o positivista, encontra, por isso, grande ressonância entre nós.
Nesse período temos nos país escritores como Machado de Assis do movimento realista e Aluisio de Azevedo que faz parte do movimento naturalista Ambos nos seus escritos retratam a realidade da sociedade brasileira mostrando as desigualdades sociais produto do sistema capitalista que está sendo implantado na nação brasileira
Machado de Assis possui duas fases nos escritos de suas obras e criação de seus personagens .Na primeira (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Obras: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia Características Gerais: crença nos valores da época; estrutura de folhetim. Na segunda fase surge em 1881 o romance realista em que Machado de Assis escreve Memórias Póstumas de Brás Cubas.O autor abre espaços para revelar as questões psicológicas dos personagens. É a fase na qual ele retrata muito bem as características do realismo literário. O escritor faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades que podemos perceber no exemplo:

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa.(...) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação”  (ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Scipione, 1994. p. 45)

O romance naturalista passa a ser cultivado pro Aluísio Azevedo nas obras :O Mulato,O Cortiço,,Casa de Pensão.O autor confere aos pequenos agrupamentos humanos vida própria . Seus protagonistas vão se degradando social e moralmente por força da opressão social ou, ainda, por força do determinismo das leis naturais (cientificismo). As tragédias são comuns em seus romances, mas estas vêm da fatalidade. . Demonstrava nítida preocupação com as classes marginalizadas pela sociedade. Em suas obras como :O Mulato podemos perceber ão da miséria urbana; Enfoque nas classes marginais; Determinismo do meio (tese dominante); Domínio do coletivo sobre o individual; Desagregação dos instintos; Principais personagens

O que se segue são passagens de suas obras mais famosas e importantes, as naturalistas O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão.

"Bertoleza então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançá-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado."


 Nas obras: O Mulato, O Cortiço, Casa de Pensão a qual possui essas características: Expressão de destaque no naturalismo brasileiro; Sua linguagem literária era chocante, objetiva e direta e buscava denunciar pela a miséria, a corrupção moral. Muitos de seus personagens são doentes físicos, mentais, vítimas de suas próprias imperfeições. Demonstrava nítida preocupação com as classes marginalizadas pela sociedade. Em suas obras como :O Mulato; Casa de Pensão; O Cortiço (obra máxima do Naturalismo brasileiro). Revelação da miséria urbana; Enfoque nas classes marginais; Determinismo do meio (tese dominante); Domínio do coletivo sobre o individual; Desagregação dos instintos; Principais personagens: João Romão, Bertoleza, Miranda, Jerônimo, Rita Baiana e Pombinha.

Os escritos de Machado de Assis e Aloisio Azevedo contribuiu de maneira fundamental para o amadurecimento da consciência crítica e social brasileira, pois os seus escritos mostravam o cotidiano e os costumes do povo em várias regiões do país criticando as políticas públicas do governo aqui estabelecido que favorecia a elite e proporcionava a exclusão social contribuindo dessa forma na formação de indivíduos pobres e embrutecidos que viviam á margem da sociedade do século XIX.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Módulo UNIFACS. Crítica Literária

Disponível em:

http://74.125.113.132/search?q=cache:hrqUrXgvuYoJ:www.dacex.ct.utfpr.edu.br/site_angela/Arquivos/Producao/A_assimilacao_estetica_do_universo_do_trabalho_na_obra_de_Aluisio_Azevedo.pdf+a+influencia+do+capitalismo+nas+A+OBRA+DE+MACHADO+DE+ASSIS+E+ALUISIO+AZEVEDO&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt -14.05.2009

Disponível em:

http://www.coladaweb.com/porliteratura/realismo_naturalismo.htm. 14.05.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui as suas considerações.