Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Teorias do Desenvolvimento Humano


 No que diz respeito a aquisição de aprendizagem do educando e indisciplina em sala de aula existe muita preocupação por parte dos pais e dos educadores, devido às dificuldades  apresentadas por alguns alunos na assimilação do conteúdos em sala de aula . Na maioria das vezes  eles não conseguem, logo de inicio das atividades na escola ter domínio sobre a escrita a,leitura e principalemnte a aprendizagem da matematica esse problema é percebido pelas pessoas envolvidas nesse processo desde a entrada dos alunos no primeiro grau e vai se estendendo nas etapas seguintes. Existe explicação cientifica sobre as  dificuldades de aprendizagem e ao longo dos tempos surgiram varias concepções sobre o  desenvolvimento humano..

Teóricos como Piaget, e Vygotsky Wallon entre outros se especializaram nos estudos do conhecimento humano. Sua capacidade de construir conhecimento bem como o processo de aprendizagem do individuo,

Nessa pesquisa O desenvolvimeto humano, será estudado através da teoria de Wallon o qua entende o processo do desenvolvimento como o resultado de uma sucessão de estágios, da tmesma forma que a teoria de Piaget, porem através de um processo assistemático e contínuo para ele o estudo do desenvolvimento humano deve ser de forma completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo, quanto ao caráter afetivo e motor em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. Por outro lado, para ele as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sociocultural e da afetividade.Ela é primeira forma de interação com o meio ambiente e lemento mediador fundamental nas relações sociais. . Nesse sentido Aa evolução das emoções através da troca de afetividade entre o undividuo e o seu meio torna-se cada vez mais responsáveis pela promoção da sobrevivência do  humana.

Porem para que aconteça  o desenvolvimento humano é necessário uma motivação ou interesse do individuo para que aconteça o movimento que irá proporcionar experiencias de aprendizado  resultando numa resposta do individuo manifestada através de emoções .que são a base do desenvolvimento da inteligencia .

Durante o desenvolvimento do individuo surgem conflitos dialeticos que passa por fases como:  fase decombinação ,fase de acomodação, fase de assimilação e a de equilibração igual  a da teoria piagetiana. No entanto, Wallon acreditava que eesse processo é constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio. Um  não extingue os comportamentos anteriores, mas sim os integra, resultando em um comportamento que é a acumulação das partes. Ele propoe cinco estagios  que predomina no momento da criança interagir com o seu meio, são eles:

Estágio impulsivo-emocional. Esse estagio corresponde o primeiro ano de vida  e tem como principal caracteristica a  relação afetiva., a emoção que acontece na interação do bebe com o seu meio.

Estagio sensório-motor e projetivo. Vai até o terceiro ano.nessa fase o individuo   busca a exploração sensorio motora do mundo fisico, por exemplo: manipula objetos e explora espaço também  acontece o  desenvovimento da linguagem.

Estágio do personalismo vai dos tres a seis anos é o processo de formação da personalidade;construção da consciencia ede si que é motivada pela interação social também predomina a afetividade.

Estágio categorial.Faixa de seis anos. Predomina o aspecto cognitivo que tem  relação com o apendizado anterior da função simbolica e da formação da personalidade que é muito importante na formação da inteligencia. Nessa fase a um maior interesse na busca  de conhecimento das coisas e do mundo. Na obra de Wallon, inteligência tem um significado bem específico, estando diretamente relacionada com duas importantes atividades a cognitiva ,a linguagem,eo  o racioncínio simbólico . À medida em que a criança vai aprendendo a pensar nas coisas fora de sua presença, assim vai se desenvolvendo o racioncínio simbólico e o poder de abstração e as habiliddes linguisticas

Estágio da adolecencia.É a fase da formação dos valores morais.questionamentos pessoais,mudanças corporais e da personalidade. À medida que evoluem, as emoções se tornam cada vez mais responsáveis pela promoção da sobrevivência do indivíduo.

A teoria de desenvolvimento humano de Henri Wallon  pode ajudar o educador a refletia a sua prática pedagógica , compreeender as fases de desnvolvolvimento infantil suas  possibilidades  no processo ensino-aprendizagem bem como servir como base para que ele proporcione meios no qual o individuo desenvolva as suas potencialidades  e

Por isso o educador deve estar sempre em busca de atualização para melhor compreender os problemas do ensino aprendizagem, e do desenvolvimento humano, levando em conta a dimensão sociocultural do individuo, criando espaço para que ele possa interagir no meio ambiente, sendo um mediador nesse processo para que o educando possa ter uma nova visão de mundo e da natureza humana. Portanto a interação de todos os envolvidos na educação para o desenvolvimento intelectual, social, cultural e político dos nossos jovens transformará a nossa sociedade futura em algo muito melhor.

FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo : Ática, 1998. Capítulos 1 e 3.

GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e conhecimento). 134 p.

LA TAILLE, YVES DE; OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Piaget, Vygotsky, Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo : Summus.

ANA LUÍSA SMOLKA, MARIA CECILIA RAFAEL DE GÓES(orgs). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 4.ed. Campinas :Papirus, 1995. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico). 177p.

MOLL, LUIS C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio- histórica. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. "O pensamento e a linguagem na perspectiva sócio-histórica". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.