No que diz respeito a aquisição de aprendizagem do educando e indisciplina em sala de aula existe muita preocupação por parte dos pais e dos educadores, devido às dificuldades apresentadas por alguns alunos na assimilação do conteúdos em sala de aula . Na maioria das vezes eles não conseguem, logo de inicio das atividades na escola ter domínio sobre a escrita a,leitura e principalemnte a aprendizagem da matematica esse problema é percebido pelas pessoas envolvidas nesse processo desde a entrada dos alunos no primeiro grau e vai se estendendo nas etapas seguintes. Existe explicação cientifica sobre as dificuldades de aprendizagem e ao longo dos tempos surgiram varias concepções sobre o desenvolvimento humano..
Teóricos como Piaget, e Vygotsky Wallon entre outros se especializaram nos estudos do conhecimento humano. Sua capacidade de construir conhecimento bem como o processo de aprendizagem do individuo,
Nessa pesquisa O desenvolvimeto humano, será estudado através da teoria de Wallon o qua entende o processo do desenvolvimento como o resultado de uma sucessão de estágios, da tmesma forma que a teoria de Piaget, porem através de um processo assistemático e contínuo para ele o estudo do desenvolvimento humano deve ser de forma completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo, quanto ao caráter afetivo e motor em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. Por outro lado, para ele as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sociocultural e da afetividade.Ela é primeira forma de interação com o meio ambiente e lemento mediador fundamental nas relações sociais. . Nesse sentido Aa evolução das emoções através da troca de afetividade entre o undividuo e o seu meio torna-se cada vez mais responsáveis pela promoção da sobrevivência do humana.
Porem para que aconteça o desenvolvimento humano é necessário uma motivação ou interesse do individuo para que aconteça o movimento que irá proporcionar experiencias de aprendizado resultando numa resposta do individuo manifestada através de emoções .que são a base do desenvolvimento da inteligencia .
Durante o desenvolvimento do individuo surgem conflitos dialeticos que passa por fases como: fase decombinação ,fase de acomodação, fase de assimilação e a de equilibração igual a da teoria piagetiana. No entanto, Wallon acreditava que eesse processo é constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio. Um não extingue os comportamentos anteriores, mas sim os integra, resultando em um comportamento que é a acumulação das partes. Ele propoe cinco estagios que predomina no momento da criança interagir com o seu meio, são eles:
Estágio impulsivo-emocional. Esse estagio corresponde o primeiro ano de vida e tem como principal caracteristica a relação afetiva., a emoção que acontece na interação do bebe com o seu meio.
Estagio sensório-motor e projetivo. Vai até o terceiro ano.nessa fase o individuo busca a exploração sensorio motora do mundo fisico, por exemplo: manipula objetos e explora espaço também acontece o desenvovimento da linguagem.
Estágio do personalismo vai dos tres a seis anos é o processo de formação da personalidade;construção da consciencia ede si que é motivada pela interação social também predomina a afetividade.
Estágio categorial.Faixa de seis anos. Predomina o aspecto cognitivo que tem relação com o apendizado anterior da função simbolica e da formação da personalidade que é muito importante na formação da inteligencia. Nessa fase a um maior interesse na busca de conhecimento das coisas e do mundo. Na obra de Wallon, inteligência tem um significado bem específico, estando diretamente relacionada com duas importantes atividades a cognitiva ,a linguagem,eo o racioncínio simbólico . À medida em que a criança vai aprendendo a pensar nas coisas fora de sua presença, assim vai se desenvolvendo o racioncínio simbólico e o poder de abstração e as habiliddes linguisticas
Estágio da adolecencia.É a fase da formação dos valores morais.questionamentos pessoais,mudanças corporais e da personalidade. À medida que evoluem, as emoções se tornam cada vez mais responsáveis pela promoção da sobrevivência do indivíduo.
A teoria de desenvolvimento humano de Henri Wallon pode ajudar o educador a refletia a sua prática pedagógica , compreeender as fases de desnvolvolvimento infantil suas possibilidades no processo ensino-aprendizagem bem como servir como base para que ele proporcione meios no qual o individuo desenvolva as suas potencialidades e
Por isso o educador deve estar sempre em busca de atualização para melhor compreender os problemas do ensino aprendizagem, e do desenvolvimento humano, levando em conta a dimensão sociocultural do individuo, criando espaço para que ele possa interagir no meio ambiente, sendo um mediador nesse processo para que o educando possa ter uma nova visão de mundo e da natureza humana. Portanto a interação de todos os envolvidos na educação para o desenvolvimento intelectual, social, cultural e político dos nossos jovens transformará a nossa sociedade futura em algo muito melhor.
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